Câncer do colo do útero tem grandes chances de cura em estágios iniciais.

por Oncocentro Curitiba

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a cada ano mais de 530 mil novos casos de câncer do colo do útero ocorrem no mundo e 16 mil somente em mulheres brasileiras, sendo o quarto tumor feminino mais comum e o primeiro câncer ginecológico com a maior incidência no Brasil.

A faixa etária mais comum para o surgimento do tumor é entre os 40 e 50 anos, mas a partir do início da vida sexualmente ativa as mulheres já podem desenvolver o tumor. Existem casos em mulheres com menos de 30 anos, mas são incomuns.

Cerca de 90% dos casos diagnosticados estão relacionados com o Papilomavírus Humano (HPV) e por esse motivo é fundamental manter os exames preventivos em dia, como o Papanicolau, que geralmente é realizado durante o exame ginecológico e consiste na análise microscópica de células do útero obtidas por meio de uma leve raspagem. A maioria das pacientes não apresenta sintomas, pois o vírus do HPV demora muitos anos para desenvolver o câncer. A Oncocentro Curitiba sabe que o que acontece é que na maioria dos casos conseguimos detectar as alterações celulares nos exames preventivos, antes de virar câncer, pois já conhecemos as alterações que acontecem antes do desenvolvimento do tumor. O exame preventivo é muito eficiente para diminuir a incidência de câncer, pois pegamos lesões pré-malignas.

 A vacina contra o HPV é a melhor forma de prevenção!

 Para ajudar no combate ao HPV, há dois anos o Ministério da Saúde implementou no calendário nacional de vacinação a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos de idade, protegendo contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, sendo os dois primeiros responsáveis por verrugas genitais e os dois últimos causadores de cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. É importante lembrar que a vacinação e o exame preventivo se completam na prevenção contra o câncer. No entanto, as mulheres devem continuar se protegendo durante as relações sexuais, pois a vacina não vai impedir que contraiam outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como o HIV ou a sífilis”.

A partir de 2017, os meninos de 12 e 13 anos também começaram a ser vacinados contra o vírus do HPV – lembrando sempre que a transmissão do HPV é via sexual, por isso a importância de se vacinar também os meninos. A idade escolhida para a vacinação, tanto para ambos os sexos, deve-se ao fato de se ter maior resposta imunológica para com a vacina. As meninas entre 9 e 13 anos e os meninos com 12 e 13 desenvolvem uma imunidade mais potente quando são vacinados durante esta faixa etária, além de ser um período que antecede o início da vida sexual. Fora do programa de vacinação do Ministério da Saúde as pessoas com mais de 13 anos também podem ser vacinadas, chegando em alguns casos a se vacinar indivíduos de até 40 anos de idade, principalmente quando possuem mais de um parceiro. Porém, quando a pessoa já está contaminada pelo vírus, a vacina não terá efeito contra aquele tipo de vírus que ela já contraiu.

Tratamento para casos iniciais é menos invasivo

A forma de tratamento do câncer de colo uterino vai depender do estágio em que a doença se encontra, tamanho do tumor e fatores pessoais, como a idade da paciente. Quando diagnosticado em fases iniciais as pacientes passam somente por cirurgia, se for um tumor avançado será necessário utilizar a quimioterapia e radioterapia. Por essa razão, mais uma vez é importante a conscientização sobre a prevenção desse tipo de neoplasia, pois a taxa de cura em estágios iniciais pode chegar a 95%, quando diagnosticado tardiamente a taxa cai para 50% a 70% em cinco anos.

Nos últimos anos as cirurgias minimamente invasivas viraram rotina no tratamento do câncer ginecológico, uma vez que as taxas de complicações são menores, além de proporcionar para a paciente uma recuperação mais rápida e reduzir pela metade o tempo de internação. A cirurgia por laparoscopia ou a robótica veio para trazer benefícios para as mulheres, além de oferecer menos riscos, a paciente poderá voltar a realizar suas atividades diárias mais rapidamente. Por exemplo, um dia depois da cirurgia já consegue caminhar sem dificuldades e depois de 15 a 30 dias já pode realizar atividades físicas, enquanto na cirurgia tradicional a paciente demora quase dois meses para conseguir se recuperar na totalidade, aponta o cirurgião.

A mulher que passa pelo tratamento de câncer de colo do útero consegue ter uma vida normal depois de tratada, mas precisa manter o acompanhamento médico onde serão realizados exames de revisão. Inicialmente a cada três meses e, posteriormente, passa a realizar exames semestrais e então anuais. Apesar de vermos atualmente os avanços cirúrgicos, é importante que a população fique consciente sobre as formas de prevenção.

 

Faça seu pré-agendamento aqui