Deixe as pessoas entrarem na sua vida

por Oncocentro Curitiba

A Oncocentro Curitiba sabe que durante o tratamento a grande maioria das mulheres acaba vivenciando muitas emoções diferentes.

Um pouco de depressão, ansiedade e medo é normal quando o câncer de mama faz parte da sua vida. Embora atinja cada mulher de um jeito, todas podem se beneficiar da ajuda e apoio de amigos, familiares, profissionais da área da saúde e até mesmo grupos de apoio.

O tratamento do câncer de mama é, na maioria das vezes, extremamente estressante. A paciente passa por tanta coisa, que cada etapa concluída é uma nova conquista. Com o término do tratamento a paciente percebe a doença como um todo e alguns medos ou incertezas podem tomar conta dela.

Problemas emocionais podem surgir mesmo após o término do tratamento. Talvez você esteja mais ciente dos efeitos que o câncer teve em sua família, amigos e carreira. Você pode acabar se preocupando com a possível recidiva da doença. Você pode repensar no seu relacionamento com àqueles que estão ao seu redor. Com o fim do tratamento, você terá mais tempo livre. Qualquer uma dessas situações pode deixá-la ansiosa.

As mudanças na aparência após a cirurgia e a sexualidade durante e após o tratamento também podem ser motivo de estresse, principalmente nas mulheres mais jovens. Algumas mulheres que ainda desejam formar uma família, casar e ter filhos, também acabam se preocupando sobre como a doença e o seu tratamento podem afetar esses planos. E ainda tem mais um fator angustiante: a menopausa precoce.

Independentemente das mudanças e dos seus medos, saiba que você pode procurar ajuda e suporte para lidar com tudo isso.

Encontrando Ajuda

Qualquer pessoa que passa por uma fase difícil acaba precisando de apoio. Seja de amigos, familiares, grupos de apoio ou médicos. Não importa de onde vem a ajuda, o importante é ter com quem conversar e pedir conselhos.

Essa jornada pode ser solitária, você não precisa estar sozinha. Não tente lidar com tudo por sua conta. Peça ajuda. Deixe as pessoas entrarem na sua vida!

 

 

Faça seu pré-agendamento aqui