Enzalutamida: Droga multitarefas no Câncer de Próstata

por Oncocentro Curitiba

O câncer de próstata é muito comum. Seu principal fator de risco é a idade. Podemos, através de um rastreamento bem feito, diagnosticá-lo mais precocemente.

O câncer de próstata é uma doença heterogênea. A maioria dos pacientes tem uma evolução longa. Fazem vários tratamentos durante o curso de sua doença.

Recentemente o FDA e a Anvisa aprovaram a Enzalutamida para tratamento do câncer de próstata não metastático resistente a castração.

A aprovação se dá após a publicação do estudo PROSPER em uma importante revista médica. Esse estudo avaliou pacientes com câncer de próstata não metastático e resistente a castração. Além disso os pacientes precisavam ter um tempo de duplicação do PSA menor do que dez meses.

Até pouco tempo não existia um tratamento padrão para essa situação particular do câncer de próstata. Nos EUA ja temos a apalutamida.

A enzalutamida já é utilizada amplamente no Brasil. É uma droga oral bem tolerada. Um tipo de tratamento hormonal. Ela já é utilizada para pacientes com câncer de próstata resistente a castração e com metástases. A aprovação agora é para mais uma indicação.

A aprovação de medicamentos no Brasil pelas agencias regulatórias não necessariamente garante que a medicação esteja disponível a todos os pacientes. Isso porque os protocolos de tratamento do SUS e da maioria dos planos de saúde não se atualizam na mesma velocidade da oncologia.

O rol da ANS, documento que trata dos procedimentos de cobertura obrigatória por parte dos planos de saúde é atualizado somente a cada dois anos.

Faça seu pré-agendamento aqui