Fibras solúveis ou insolúveis?

por Oncocentro Curitiba

As fibras são compostos de origem vegetal que não são digeridos pelo organismo e que podem ser encontrados em alguns alimentos como as frutas, vegetais, grãos e cereais, por exemplo.

O consumo adequado de fibras na alimentação é importante para manter a saúde do intestino, combater e prevenir doenças, como a prisão de ventre, obesidade e diabetes.

Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis, e a maioria dos alimentos contém os dois tipos de fibras, no entanto cada uma possui diferentes benefícios para o organismo. A recomendação diária de fibras para um adulto é entre 25 e 38 gramas.

Benefícios das fibras

De forma geral, os benefícios da fibra para a saúde são:

  • • Combater a prisão de ventre
  • • Aumentar a sensação de saciedade
  • • Ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue
  • • Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos
  • • Eliminar toxinas que se encontram no intestino
  • • Manter a saúde da flora intestinal e do sistema gastrointestinal

Para obter todos os benefícios das fibras, é necessário consumir alimentos ricos em fibras diariamente em todas as refeições principais e lanches. Também é importante mencionar que quando se realiza uma dieta rica em fibras, é necessário aumentar a ingestão de água, já que a água hidrata a fibra e lubrifica o intestino, facilitando a eliminação das fezes e melhorando a prisão de ventre.

Tipos de fibras alimentares

As fibras alimentares podem ser classificadas como sendo solúveis ou insolúveis, sendo que a principal diferença entre elas é que a fibra solúvel se dissolve em água, enquanto a fibra insolúvel não. Cada uma delas tem seus principais benefícios.

  • • Fibras solúveis

As fibras solúveis se dissolvem na água formando um gel, e por isso permanecem mais tempo no estômago e no intestino delgado, dando assim uma maior sensação de saciedade, regulando o açúcar no sangue e diminuindo o colesterol.

Além disso, as fibras solúveis são metabolizadas e fermentadas pelas bactérias boas presentes no intestino, o que ajuda a manter a saúde intestinal e reduzir a inflamação, evitando o surgimento de doenças gastrointestinais, como a doença de Crohn, a colite ulcerativa e a síndrome do intestino irritável, além de também poderem prevenir o câncer colorretal, podendo, por isso, serem consideradas como um prebiótico.

  • • Fibras insolúveis

As fibras insolúveis não se diluem na água e a sua fermentação na microbiota intestinal é limitada, por isso quando chegam ao intestino grosso, aceleram o trânsito intestinal já que aumenta o volume das fezes e atuam como um laxante natural, prevenindo a ocorrência de problemas como prisão de ventre, hemorroidas e inflamações a nível intestinal. Também favorecem a eliminação de produtos tóxicos gerados a nível intestinal.

Quantidade de fibras por dia

A Oncocentro Curitiba deixa uma dica muito importante quando se fala no aumento de consumo de fibras na dieta. É preciso incluir em seu cardápio alimentos crus e com casca, principalmente as frutas e os vegetais, assim como grãos, sementes e cereais integrais, evitando alimentos refinados como a farinha de milho, a farinha de trigo e o arroz branco.

Conforme pesquisado, a recomendação diária de fibras varia de acordo com a idade e com o sexo, como de acordo com a tabela a seguir:

Grupo

Quantidade de fibra em homens por 1000 kcal/dia

Quantidade de fibra mulheres por 1000 kcal/dia

0 a 6 meses

Apenas através de leite materno

Apenas através de leite materno

6 a 12 meses

Não foi indicado

Não foi indicado

1 a 3 anos

19 g

19

4 a 8 anos

25 g

25 g

9 a 13 anos

31 g

26 g

14 a 18 anos

38 g

26 g

19 a 50 anos

38 g

25 g

> 50 anos

30 g

21 g

Gravidez

-

29 g

Lactentes

-

29 g

Quando por algum motivo não se consegue ingerir a quantidade de fibra recomendada por dia através da alimentação, existem alguns suplementos que podem ser comprados em forma de cápsula ou pó que possuem os mesmos benefícios que a fibra presente nos alimentos.

 

Faça seu pré-agendamento aqui