Os benefícios da rúcula

por Oncocentro Curitiba

Com um sabor bem peculiar – forte, picante e amargo –, a rúcula agrada ao paladar de muitos ao mesmo tempo em que outros torcem o nariz só de ouvir falar.

Mas a verdura, que faz parte da mesma família do brócolis, da mostarda e do agrião, é na realidade extremamente saudável e pode ser incluída no prato mesmo se você não for muito fã.

E quando falamos em todos os benefícios da rúcula, fica fácil entender porque é tão bom colocá-la na dieta.

Além de ser muito fácil de ser cultivada e combinada com outros alimentos, ela ajuda quem quer perder peso e evitar diversos problemas de saúde só por meio da boa alimentação.

10 benefícios da rúcula

  1. Ajuda a diminui risco de câncer

Um dos principais benefícios da rúcula é a diminuição do risco de câncer. Vegetais crucíferos, como é o caso da rúcula, brócolis e couve, podem diminuir o risco de contrair principalmente câncer de pulmão e câncer de colo do útero.

  1. Melhora a visão e saúde da pele

Como a rúcula é rica em vitamina A, C e K, ela ajuda a melhorar a saúde dos olhos e até na reprodução celular.

A vitamina C pode ajudar, inclusive, na prevenção da catarata.

Os carotenoides também atuam na renovação das nossas células e desaceleram o processo degenerativo das células da pele, retardando o envelhecimento. Além disso, estimulam a liberação de melanina e protegem contra os raios UV.

  1. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Comer rúcula também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Isso graças aos níveis de vitamina C que estão presentes no vegetal. A imunidade alta ajuda a aumentar nossas defesas do organismo, protegendo-o de uma série de infecções e doenças.

  1. Auxilia nas funções cerebrais

A melhora das funções cerebrais ocorre porque a vitamina K, também presente na rúcula, é conhecida por ajudar no fortalecimento das nossas atividades cognitivas.

Com isso, é possível evitar doenças degenerativas do cérebro, como é o caso do Alzheimer e de outras demências, melhorar o foco e manter a mente sempre ativa.

  1. Previne a osteoporose

A vitamina K também auxilia na qualidade da saúde óssea, evitando desgastes e fraturas por meio da absorção maior de cálcio — que costuma ser eliminado pela urina quando o organismo não tem níveis consideráveis desta vitamina.

  1. Auxilia regular diabetes

Outro dos maiores benefícios da rúcula está associado ao tratamento de diabetes. Por ser muito rica em antioxidantes — substâncias que atuam no controle dos níveis de radicais livres no organismo –, ela ajuda a diminuir os níveis de glicose e aumentam a sensibilidade à insulina.

  1. Aumenta a libido e melhora a vida sexual

Os minerais e antioxidantes presentes na rúcula também são essenciais para uma boa vida sexual, já que são capazes de favorecer e aumentar a libido — o desejo sexual.

  1. Melhora a oxigenação muscular

A rúcula também é uma excelente opção para quem pratica atividades físicas. Por apresentar grande volume de nitrato, o vegetal contribui para a melhora da oxigenação muscular durante os exercícios e pode até mesmo aumentar a tolerância do organismo durante atividades de alta resistência e longa duração.

  1. Ajuda na digestão

Uma digestão mais regulada também está entre os benefícios da rúcula, que contém os compostos de enxofre, também chamados sulforafano, e por isso ajudam a reduzir o excesso de acidez no estômago — muito comum em quem sofre de indigestão crônica ou outros problemas gastrointestinais.

  1. Ajuda a evitar deformidades em bebês

Alguns compostos presentes na rúcula ajudam e evitar deformidades durante o desenvolvimento do embrião no útero da mãe, principalmente no que diz respeito ao tubo neural dos futuros bebês.

A Oncocentro Curitiba centro clínico de oncologia e infusão vem trazendo informações e orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável favorecendo o seu bem-estar, qualidade de vida e prevenindo doenças. A sua saúde é o seu bem maior, cuide-se para desfrutar das coisas boas que a vida pode lhe trazer. 

 

Faça seu pré-agendamento aqui