Por que é importante pensar na fertilidade quando você tem câncer?

por Oncocentro Curitiba

A fertilidade - capacidade de uma mulher engravidar ou manter uma gestação - pode ser prejudicada por alguns tratamentos contra o câncer. Muitas mulheres que se deparam com um diagnóstico de câncer desejam ter filhos no futuro.

Algumas delas podem não saber que elas têm opções para proteger a fertilidade. O melhor momento para isso é antes do início do tratamento contra o câncer.

A Oncocentro Curitiba sugere que pergunte a seu médico sobre as opções de preservação da fertilidade assim que possível e logo após o diagnóstico de câncer. Às vezes, os médicos podem escolher um plano de tratamento que prejudique menos sua fertilidade.

Como o tratamento contra o câncer afeta a fertilidade?

As garotas nascem com todos os óvulos que liberarão no decorrer da vida.  Novos óvulos não crescem nem nascem nas mulheres.  A quimioterapia, a radioterapia e alguns tipos de cirurgias podem danificar ou destruir os óvulos ou ainda causar problemas de fertilidade. 

A quimioterapia pode causar danos aos óvulos, aos folículos ovarianos (sacos nos ovários que contêm os óvulos e aos hormônios sexuais. A radiação pode causar os mesmos danos quando o tratamento ocorre no corpo todo ou próximo a certos órgãos.  Esses locais incluem os órgãos reprodutores e a glândula pituitária (uma pequena glândula que produz hormônios na base do cérebro).

Frequentemente, a quimioterapia ou a radioterapia pode interromper o ciclo menstrual durante certo tempo ou torná-lo irregular. O ciclo menstrual poderá continuar ou retornar após o tratamento, porém você deve saber que menstruar nem sempre significa que está fértil. Em alguns casos, o ciclo menstrual é interrompido permanentemente. Ainda há uma pequena chance de gravidez mesmo se o ciclo menstrual estiver suspenso.

A quimioterapia ou a radioterapia pode causar a infertilidade de imediato ou anos depois, fazendo com que a menopausa inicie precocemente. A menopausa prematura é o fim do ciclo menstrual e ocorre antes dos 40 anos de idade. A cirurgia que remove os ovários provoca a menopausa imediata.

O tratamento contra o câncer pode afetar sua capacidade de manter uma gestação. Por exemplo, uma alta dose de radiação na região pélvica pode aumentar o risco de um aborto espontâneo futuro ou um nascimento prematuro. As mulheres que passaram pela histerectomia (cirurgia que remove o útero) não podem engravidar.

Qual é a chance de infertilidade?

A Oncocentro Curitiba por sua experiência sabe que nem todas as mulheres apresentam problemas de infertilidade após o tratamento contra o câncer. O impacto que esse tratamento pode ter na fertilidade depende de muitos fatores. Entre eles:

  • • Tipo e estágio do câncer (o quanto ele se espalhou)
  • • Tipo e dose total (quantidade) de quimioterapia
  • • Dose e localização da terapia de radiação
  • • Local da cirurgia
  • • Idade (o risco de infertilidade aumenta com a idade)
  • • Status de fertilidade antes do tratamento

Se você planeja fazer quimioterapia, pergunte ao oncologista sobre as opções com menos probabilidade de prejudicar a fertilidade.

Quais são as opções para preservação da fertilidade?

O médico poderá indicar um endocrinologista reprodutivo, um médico que é especialista em fertilidade.

As opções de preservação da fertilidade variam de pessoa para pessoa, tipo e estágio do câncer e quão rapidamente você deve iniciar o tratamento contra o câncer. Os métodos padrão incluem:

  • • Banco de embriões, Proteção pélvica durante a radioterapia, Transposição ovariana, Cirurgia de reserva ovariana (conservadora), Remoção do cérvix, mas não do útero e Tratamento médico do câncer endometrial.

É seguro engravidar após o tratamento contra o câncer?

Em geral, a gestação é segura após o fim do tratamento e se estiver em remissão. A pesquisa mostra que a gravidez não causa uma recorrência de câncer.

Entretanto, seu médico poderá sugerir que você espere seis meses ou mais após o fim do tratamento antes de tentar engravidar. Isso porque, se houver uma recorrência do câncer, a probabilidade é que ocorra nos primeiros dois anos. Em geral, não é seguro engravidar durante o tratamento contra o câncer. Converse com seu médico sobre as opções adequadas de controle de natalidade para você, mesmo que ache que seja estéril, até que ele diga que pode tentar engravidar.

Alguns tratamentos contra o câncer podem causar danos ao coração e aos pulmões, além de complicar uma futura gestação. Pergunte ao médico se é seguro engravidar.

Quais são as opções se você for estéril?

Se a gravidez não for possível após o tratamento contra o câncer, há outras maneiras de constituir uma família. Estas incluem obter embriões ou óvulos de uma doadora, usar mãe solidária para a gestação (se for legal) e a adoção. Algumas agências de adoção podem ter restrições em relação aos sobreviventes do câncer, mas outras não.

É comum sentir tristeza ou raiva por não ser capaz de ter um filho. Talvez você ache útil conversar com um orientador ou participar de um grupo de apoio à infertilidade.

 

Faça seu pré-agendamento aqui