Você sabe o que é Alicina?

por Oncocentro Curitiba

A alicina é encontrada no alho e tem função hipotensora, que ajuda a melhorar a pressão arterial.

Alho: muitos amam, mas alguns odeiam. Tem quem ache que a comida fica sem sabor sem ele. Outras pessoas não suportam nem o cheiro. Mas afinal, o alho tem mesmo benefícios? Anti-inflamatório, ajuda prevenir o câncer, bom para o colesterol.

O alho tem uma substância muito boa para a saúde: a alicina. Ela é um composto formado quando você pica, tritura, amassa o alho. Ao consumir o alho, você pode prevenir e combater vários tipos de doença. A alicina tem função hipotensora, que ajuda a melhorar a pressão arterial.

Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, tem função antioxidante e anti-inflamatória. Ele também ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão.

Ele também tem efeito tanto na diminuição do LDL – colesterol ruim – quanto em evitar a deposição do colesterol na parede dos vasos sanguíneos. Também pode ser um aliado natural para controle do crescimento microbiológico.

Especialistas alertam que consumir alho em excesso também não é bom. Isso porque ele pode causar lesões no trato gastrointestinal e também pode provocar reações alérgicas. Ou seja: tudo com moderação!

Como preparar o alho?

Qual o jeito certo de preparar o alho sem que ele perca as substâncias que fazem bem para a saúde? Segundo estudos, o alho tostado é o que mais perde alicina. O alerta vale também para o refogado – cerca de 50% dos benefícios fica no óleo.

A melhor forma é o alho cru, picado e fatiado - a alicina permanece quase intacta. Mas tem prazo de validade: três meses.

 

 

Faça seu pré-agendamento aqui