Reumatologia

por Oncocentro Curitiba

O médico reumatologista é o profissional especializado em pesquisar, diagnosticar e tratar diversas doenças que atacam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e, eventualmente, outros órgão internos.

Essas enfermidades, conhecidas popularmente como reumatismos, causam dor e reduzem a qualidade de vida do paciente.

Quais doenças o reumatologista trata?

Atualmente, são conhecidos mais de 100 tipos de doenças reumáticas. Essas enfermidades normalmente não são contagiosas e podem ser tratadas. Vamos conhecer algumas delas!

Artrite reumatoide

É uma doença autoimune crônica que pode afetar diversas articulações, sendo as mãos e os pulsos as regiões mais acometidas. Os portadores dessa enfermidade podem apresentar febre, fadiga, mal-estar generalizado e anemia.

Osteoartrite

Também conhecida como artrose, essa doença é caracterizada pelo desgaste das cartilagens que recobrem as extremidades dos ossos. O comprometimento das articulações causa dor e limita a realização de movimentos.

Fibromialgia

Essa síndrome — de causas ainda desconhecidas — provoca dores generalizadas e constantes. A fibromialgia está ligada a transtornos psicológicos, como distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

Osteoporose

Mais comum em mulheres na menopausa, essa doença é caracterizada pela fragilidade dos ossos. Ela surge quando o balanço entre as quantidades de material ósseo formado e reabsorvido estão em desequilíbrio, deixando os ossos frágeis e sujeitos a fraturas.

Gota

Essa doença é desencadeada pela produção excessiva de ácido úrico pelo organismo. A substância se acumula nas articulações, causando inchaço e inflamação.

Lúpus

É uma doença autoimune crônica que provoca lesões em diversas partes do corpo. As regiões mais afetadas são os rins, os pulmões e as articulações. O lúpus pode causar dor, febre, manchas avermelhadas e queda de cabelo.

Tendinite

O tendão é uma estrutura fibrosa que conecta o músculo ao osso. A sua inflamação é, geralmente, causada por movimentos repetitivos e traz dor e limitação física.

Bursite

A bursa ou bolsa sinovial é um saco membranoso preenchido com líquido, que funciona como um lubrificante das articulações. A bursite tem sintomas semelhantes aos da tendinite, e as duas doenças são frequentemente confundidas.

Quando procurar o reumatologista?

As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também as crianças e os jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos:

  • • excesso de peso;
  • • herança genética;
  • • traumatismos;
  • • sedentarismo;
  • • distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão.

Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos.

Assim, se você apresenta alguns desses sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor e diminuir os riscos de incapacidade física.

Na Oncocentro Curitiba, atendem os especialistas em reumatologia:

Dra. Débora Marinello - CRM 22748

Dr. Maxwell Cássio de Albuquerque Pessoa - CRM 38744

Dr. Francisco Gustavo Mendes e Ferreira de Araújo - CRM 22009

Dra. Barbara Stadler Kahlow - CRM 25328

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui