Alimentos para consumir no inverno

por Oncocentro Curitiba

Chegamos ao inverno. E, junto à estação mais fria do ano, uma fartura de alimentos bem peculiares à época nos convida a incrementar pratos e elaborar novas opções às dietas cotidianas.

No âmbito da alimentação saudável, esse período, que vai até 23 de setembro, é propício principalmente às diversas frutas e legumes, fontes de nutrientes imprescindíveis ao bom funcionamento do nosso organismo. Veja a segui algumas frutas, verduras e legumes dessa estação do ano.

- Acerola: A acerola é rica em vitamina C, assim como a laranja, o caju, o limão e tantas outras. A vitamina C ajuda na manutenção de mucosas e das células imunes do corpo. Invista também em vegetais de folhas verdes, tomate e pimentão.

- Sopas: Além de ajudarem a aquecer o corpo, elas são leves e podem ser feitas com diversos vegetais ricos em vitaminas e minerais. Adicione sempre legumes como batata, cenoura e vegetais como espinafre, agrião, brócolis e couve-flor. Use carnes magras, que são ricas em proteína.

- Chás: Os chás ajudam a esquentar e são excelente fonte de antioxidantes. Os antioxidantes ajudam na manutenção do sistema imune e reforçam as defesas do corpo.

- Canela: A canela é um termogênico, ou seja, ajuda a aquecer o corpo, além de atuar como estimulante e reduzir o alto colesterol. Ela pode ser usada em pratos doces e diminui a compulsão por comer açúcar. Além disso, essa especiaria possui ação antibacteriana, anti-inflamatória e expectorante. Ajuda a prevenir gripes, resfriados e pneumonias.

- Alho: Esse vegetal possui substâncias antibacterianas e antivirais. Use o alho em refogados, carnes, assados e até nas saladas.

- Cebola: Assim como o alho, a cebola possui agentes antivirais que ajudam a prevenir doenças comuns de inverno, como gripes e resfriados. Use em pratos salgados e em sopas.

- Cenoura: A cenoura é rica em betacaroteno, um composto essencial para a saúde da mucosa das vias respiratórias. Invista em outros alimentos que também são ricos betacaroteno, como abóbora, damasco, alimentos alaranjados, brócolis, fígado e melão.

- Alimentos integrais: Substitua o arroz, pão, biscoitos, etc por suas versões integrais. As fibras ajudam a regular o aparelho digestório e fortalecem o sistema imune. Invista em granola, aveia, cevada, trigo e outros grãos.

- Cogumelos: Segundo pesquisas, possuem beta-glucanas que estimulam o sistema imune. Além disso, cogumelos são conhecidos por combater diversas bactérias e até alguns vírus. Use-os em sopas e em refogados de legumes.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui