Atividade Física para Pacientes Oncológicos do Sistema Nervoso Central: Orientações durante e após o Tratamento

por Oncocentro Curitiba

O tratamento para pacientes com tumores no sistema nervoso central é complexo e exige cuidados específicos. Durante e após o tratamento, muitos pacientes podem experimentar mudanças físicas e emocionais.

A atividade física, embora muitas vezes subestimada, pode ser um componente importante para melhorar a qualidade de vida nesse período. Vamos explorar a importância da atividade física para pacientes oncológicos do sistema nervoso central e fornecer orientações sobre como escolher a atividade certa.

Por que a Atividade Física é Importante

A atividade física oferece diversos benefícios aos pacientes oncológicos do sistema nervoso central, independentemente da fase do tratamento em que se encontram:

  1. Gerenciamento da Fadiga: A fadiga é um sintoma comum durante o tratamento. A prática de atividades físicas adequadas pode ajudar a combater a sensação de cansaço e aumentar a energia.
  2. Preservação da Mobilidade: Alguns tratamentos podem afetar a mobilidade. O exercício pode auxiliar na manutenção da flexibilidade e força muscular, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
  3. Bem-Estar Emocional: A atividade física libera endorfinas, neurotransmissores que podem melhorar o humor e reduzir o estresse e a ansiedade.
  4. Manutenção do Peso Corporal: O tratamento pode levar a alterações no peso. A atividade física pode ser um aliado na manutenção de um peso saudável.

Atividades Físicas Recomendadas:

A escolha da atividade física deve ser baseada no estado de saúde do paciente. Algumas opções podem incluir:

  1. Caminhadas: Uma atividade leve e acessível, que pode ser adaptada à capacidade física de cada paciente.
  2. Ioga: Ajuda a melhorar a flexibilidade, a respiração e a sensação de relaxamento.
  3. Exercícios de Baixo Impacto: Atividades como alongamento e exercícios com elásticos podem ajudar a manter a força muscular.
  4. Natação ou Hidroginástica: A água proporciona suporte e alívio para articulações, sendo uma opção suave.
  5. Tai Chi: Movimentos lentos e fluídos, combinados com técnicas de respiração, podem melhorar o equilíbrio e a coordenação.

A atividade física pode ser uma maneira valiosa de melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos do sistema nervoso central. No entanto, é fundamental que as atividades sejam realizadas sob orientação médica e respeitem as limitações individuais. Sempre consulte sua equipe médica antes de iniciar qualquer nova atividade física.

Lembre-se de que cada paciente é único, e as necessidades individuais variam. A atividade física deve ser adaptada à condição de saúde de cada indivíduo. Com a orientação adequada, a atividade física pode desempenhar um papel positivo na jornada de tratamento e recuperação.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui