Atividades físicas que ajudam a relaxar profundamente

por Oncocentro Curitiba

Equilibrar todas as responsabilidades da rotina é um grande desafio! Muitas vezes, os cuidados com a saúde acabam ficando em 2º plano.

O resultado disso é o aumento dos casos de estresse, algo que gera efeitos tanto na sua vida pessoal quanto profissional.

Para não negligenciar completamente a saúde, muitas pessoas acabam se esforçando para frequentar uma academia de musculação ou fazer algum exercício aeróbico. Isso é ótimo, mas às vezes conhecer algumas atividades físicas que relaxam pode ser de grande valor!

Veja a seguir algumas atividades físicas que ajudam seus praticantes a relaxar profundamente:

Yoga

Entre as atividades físicas que relaxam, a yoga é uma das opções mais completas. Essa prática trabalha o corpo todo por meio de diferentes posturas, promovendo força, flexibilidade e relaxamento. Em geral, a prática de yoga termina com alguns minutos de relaxamento, no qual todos se deitam no chão e focam em cada parte do corpo e da respiração. Esse momento é conhecido como yoga nidra e promove um relaxamento completo, tanto do corpo quanto da mente.

Pilates

Paciência, relaxamento, alongamento, boa postura, tonificação muscular e coordenação motora: além de todas essas vantagens, a prática de pilates melhora a concentração, gerando benefícios que podem trazer mudanças em toda a sua rotina. Essa é uma atividade que pode ser praticada por todas as pessoas, inclusive idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e qualquer um que quer emagrecer, melhorar a postura e relaxar.

Natação

Por ser uma atividade física com alto gasto calórico, a natação eleva a produção de endorfina no cérebro. Essa é a substância que gera a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, a endorfina fortalece a memória, protege o sistema imunológico e retarda o envelhecimento.

Hidroginástica

Outra opção para relaxar corpo e mente dentro da água é a hidroginástica. Essa atividade é bastante indicada para gestantes e pessoas com idade avançada ou com limitações físicas. A hidroginástica pode trazer alívio para pacientes com doenças crônicas como artrite e por isso é geralmente associada a pessoas idosas. Mas as vantagens dessa atividade vão além: depois de algumas aulas, é possível observar melhora no humor e na postura, aumento do condicionamento físico e fortalecimento muscular.

Práticas circenses

Tecido, trapézio, perna de pau… A tradição circense desenvolveu diversas atividades físicas que relaxam e divertem ao mesmo tempo. Com essas práticas, você desenvolve a coordenação motora, desafia os seus próprios limites e entra em contato com a sua criança interior.

Dança

A dança vai muito além do foco profissional e das competições. Você pode praticar essa atividade apenas para relaxar e se divertir, sem se preocupar em ser um dançarino expert. E não se preocupe se falta agilidade e coordenação motora, pois isso virá com o tempo. Comece as aulas de dança apenas com o objetivo de relaxar, e todas as habilidades serão desenvolvidas com a prática.

Mergulho

A prática de mergulho tem um bônus na hora de promover o relaxamento: o contato com a natureza! Ou seja, para relaxar você só precisa admirar o universo da vida marinha em um silêncio profundo. O mergulho autônomo, ou seja, com todo aquele equipamento que os mergulhadores usam e que você já deve ter visto em documentários e reportagens, é uma atividade extremamente acessível e simples! O contato com a água já é algo que acalma naturalmente a mente humana. Além disso, as atividades aquáticas possuem um menor impacto sobre os músculos, diminuindo o risco de lesões. Por isso, elas são recomendadas também para quem não tem o hábito de fazer atividades físicas.

 

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui