Boa alimentação não exige práticas complicadas

por Oncocentro Curitiba

Com as preocupações diárias, não é raro deixarmos nossa alimentação em segundo plano. Afinal, com tantas urgências e obrigações, dar atenção a isso, parece não caber no cronograma. No entanto, você sabia que há como se alimentar bem de forma simples e saborosa?

A boa alimentação não exige práticas complicadas. Veja a seguir algumas dicas que valem para homens e mulheres, no entanto, é certo que cada pessoa precisará de uma quantidade diferente de nutrientes, pois cada um conta com uma composição corporal e uma rotina distintas.

- Tenha uma alimentação diversificada: A dieta deve ser diversificada para ganhos mais otimizados. Alimentos de origem vegetal são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Já os alimentos de origem animal, como carne e ovos, são boas fontes de proteínas. Os laticínios, em especial o leite, são a principal fonte de cálcio. Claro que quem tem intolerância e alergias precisa seguir restrições.

- Mantenha a boa hidratação: A água é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Ela mantém a hidratação, auxilia na regulação da temperatura corporal, ajuda no funcionamento intestinal e favorece diversos processos fisiológicos. Já o baixo consumo pode levar à desidratação e até prejudicar a regulação hormonal.

- Evite refeições apressadas: Ansiedade, pressa, preocupação e distrações no momento da refeição podem nos fazer comer em maior quantidade da que necessitamos. Não é preciso contar o número de mastigações, mas é importante comer com calma e mastigar bem o alimento, pois, além de facilitar a digestão, favorece a saciedade.

- Valorize o fracionamento alimentar, mas não se prenda a ele: O fracionamento alimentar auxilia no controle do apetite. Por isso, recomenda-se não ficar longos períodos sem ingerir um alimento. É comum a recomendação de não ultrapassar 3 ou 4 horas sem um alimento, pois, assim evitamos excessos e destemperos na nossa ingestão (pessoas com muita fome podem acabar comendo grandes quantidades de gordura, sal ou açúcar que depois poderão fazer mal).

- Evite alimentos ultraprocessados: Os alimentos ultraprocessados devem ser evitados, pois, geralmente, são ricos em gorduras e açúcares, além de conterem alto teor de sódio para auxiliar na durabilidade do produto e realçar o sabor.

Assim, uma das principais dicas de como se alimentar bem é priorizar os alimentos in natura. Bons exemplos do que precisamos comer diariamente são frutas, verduras, legumes, arroz e feijão.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui