Com a chegada do inverno adote cuidados extras com a saúde

por Oncocentro Curitiba

Com a chegada do inverno, que começa nesta hoje, 21 de junho, as baixas temperaturas combinadas com o ar seco exigem que a população adote cuidados extras com a saúde que vão além de usar peças quentinhas para ficar aquecido e protegido do frio.

Além de resfriados, esse clima aumenta a possibilidade de ocorrência de crises em pacientes com doenças respiratórias crônicas como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e rinite, entre outras. Por isso, é importante ficar alerta aos sintomas e adotar medidas simples, como alimentação saudável, ingestão de água e a prática de exercícios físicos, que podem ajudar a minimizar os danos ocasionados por essa estação do ano. A vacinação contra gripe também é outra importante medida de prevenção apontada por especialistas.

Nesta época do ano, os consultórios recebem muitos pacientes com patologias, como: as renitis, rinossinusites, laringites, faringites e as otites. Elas trazem também uma sintomatologia que é a obstrução nasal, que leva o paciente com uma rinite procurar um médico especialista. Também uma coriza, a coceira na garganta, o pigarro e a tosse.

O que geralmente é orientado como prevenção é a ingestão de água. No inverno normalmente as pessoas bebem menos água, principalmente os idosos, e isso leva a um ressecamento da mucosa do nariz e da boca. Por isso, a hidratação é muito importante para evitar esse problema.

As pessoas devem ficar bem agasalhadas neste período de frio, para que não sofram um choque térmico, ocasionado pela própria oscilação das temperaturas do dia. O choque térmico é aquele que durante o inverno temos temperaturas que oscilam no mesmo dia, manhã está muito frio, no almoço a temperatura é amena e no fim de tarde volta a esfriar muito, ocasionando alguns sintomas, como nariz entupido, tosse e mal-estar geral. Para que isso não ocorra, a orientação é que a pessoas fique bem agasalhadas e se, possível, evitem esse choque térmico saindo às ruas desnecessariamente.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui