Paciente metastático e sua qualidade de vida

por Oncocentro Curitiba

O paciente oncológico, com ou sem metástase, deve mudar alguns hábitos que possam favorecer a sua qualidade de vida, pois a saúde torna-se a prioridade e, por isso, é preciso rever alguns comportamentos.

Pacientes com câncer de próstata podem desenvolver metástases principalmente no fígado, glândula adrenal, ossos e pulmão.

A Oncocentro Curitiba sabe que a frequência e tipo de sintomas do câncer metastático vai depender muito de onde a metástase está. Em casos de o câncer ter se alocado em alguma região óssea, é mais provável que o paciente sinta dores na região atingida como sintoma principal.

Qualidade de vida

O paciente oncológico, com ou sem metástase, deve mudar alguns hábitos que possam favorecer a sua qualidade de vida, pois a saúde torna-se a prioridade e, por isso, é preciso rever alguns comportamentos.

Não é possível afirmar que todos os pacientes tenham a necessidade de deixar suas atividades relacionadas ao trabalho, ao estudo e ao lazer. O diagnóstico é personalizado, pois além da existência da doença e efeitos do tratamento, é preciso avaliar outras condições clínicas que são fundamentais para determinar qual conduta o paciente deve seguir. Veja alguns fatores que influenciam diretamente a qualidade de vida do paciente metastático com câncer de próstata!

Alimentação: é importante que o paciente tenha acesso ao tratamento também com uma nutricionista, que poderá indicar alimentos essenciais para o cardápio diário. A escolha desses alimentos pode ajudar a manter a disposição e qualidade de vida, ao mesmo tempo em que oferece o prazer à mesa.

Atividade física: colocar o corpo em movimento é sempre uma boa dica. Porém, pacientes metastáticos devem ter o cuidado e orientação do médico e profissional da área esportiva para saber o que lhe é recomendado fazer. Em alguns casos pode ser que o paciente precise aprender novas atividades e práticas, que estejam mais compatíveis com a atual condição.

Família e amigos: neste momento é essencial que o paciente também passe mais tempo com as pessoas que ama e que o fazem feliz. Por isso, é indicado que o convívio social não seja afetado, pois os momentos de lazer, entretenimento e diversão também são efeitos que fazem bem ao paciente e consequentemente ao tratamento.

Compreensão dos familiares e amigos: também é normal que em algum momento o paciente sinta-se indisposto para realizar atividades em grupo. Em dias assim é preciso que a vontade do paciente seja respeitada, porém, é preciso ficar atento (a) para que isso não se torne frequente, pois neste caso, será necessário o acompanhamento de um profissional de terapia para ajudar o paciente a voltar a vida social normalmente.

 

Faça seu pré-agendamento aqui