Praticar atividade física no inverno tem várias vantagens

por Oncocentro Curitiba

É só as temperaturas começarem a cair que vem aquela vontade instantânea de se encolher embaixo das cobertas, assistir a um bom filme e comer delícias calóricas.

Mas o friozinho não pode ser desculpa para o sedentarismo prevalecer. Pelo contrário! Praticar atividade física no inverno tem várias vantagens. Veja a seguir alguns motivos para abandonar as cobertas e vestir a roupa de malhar.

Quais vantagens eu tenho me exercitando no inverno?

- Mantém a temperatura corporal: No frio, o corpo precisa se movimentar para manter a temperatura estável, já que a tendência é que o metabolismo fique mais lento. Uma boa opção é investir em atividades aeróbicas, que proporcionam um maior gasto calórico e melhoram o condicionamento físico.

- Prepara o corpo para o verão: É o verão chegar que as academias ficam lotadas, mas essa é uma atitude bem equivocada. Como, em média, o corpo leva três meses para sentir os resultados do treino, o treino precisa começar já no inverno.

- Mantém o condicionamento físico: Quando você deixa de treinar no inverno, todos os benefícios sentidos dos meses em que se exercitou regularmente são rapidamente perdidos, como a força, o tônus muscular e o rendimento. A consequência é rapidamente sentida na volta.

- Favorece a prática de atividades intensas: O calor forte torna desagradável a prática de atividades muito intensas ou ao ar livre. Aproveite para apostar nesses exercícios em dias mais frios. Só tome cuidado para escolher roupas e acessórios adequados para a temperatura.

Como inserir a prática de exercícios regrada no inverno?

Mesmo conhecendo todos os benefícios que se exercitar nesta época do ano proporciona, não é mesmo fácil enfrentar o inverno. Confira algumas atitudes que podem ajudá-lo neste desafio.

- Organize-se

- Arrume uma companhia

- Escolha o melhor horário

- Teste novas atividades

Cuidados extras na hora de praticar os exercícios

No inverno, a tentação de atacar pratos calóricos cresce conforme cai a temperatura ambiente. Nada de usar essa desculpa! Privilegie refeições balanceadas e diversificadas, ricas em carboidratos, proteínas e gorduras.

Não é porque sentimos menos sede durante o inverno que o consumo de água deve cair. A necessidade do corpo continua a mesma e, por isso, mantenha-se hidratado.

Se for exercitar-se, é essencial fazer exercícios de aquecimento antes do treino para evitar lesões, que são mais comuns no frio.

A escolha da roupa também é importante. Evite o uso de muitos casacos para não causar superaquecimento corporal. Opte por tecidos leves e agasalhos que possam ser facilmente tirados, caso você sinta calor.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui