Principais tumores benignos tecidos moles

por Oncocentro Curitiba

Os tumores de partes moles benignos crescem de maneira lenta e raramente retornam ao seu local original após a retirada cirúrgica. Mesmo em recidivas de lesões benignas seu comportamento não é agressivo.

Veja a seguir alguns dos principais tumores benignos que podem ocorrer nos tecidos moles.

- Leiomiomas: Tumores benignos do músculo liso que podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentes nas paredes do útero, onde são conhecidos como miomas.

- Lipoblastomas: Tumores benignos do tecido gorduroso mais frequente em crianças.

- Linfangiomas: Tumores benignos dos vasos linfáticos.

- Mixoma: É um tumor benigno que, geralmente, está localizado nos músculos, mas não se inicia a partir das células musculares.

- Neurofibromas: Tumores benignos do tecido nervoso. Neurofibromas são muito frequentes em pessoas com uma condição chamada neurofibromatose herdada (também chamada de doença de von Recklinghausen), e são muito menos frequentes em pessoas sem essa condição.

- Neuromas: Tumores benignos dos nervos, que podem ser dolorosos.

- Tumores glômicos: Tumores benignos que ocorrem perto dos vasos sanguíneos.

- Tumores de células granulares: Tumores benignos que ocorrem frequentemente na língua, mas podem ser encontrados em praticamente qualquer lugar no corpo.

- Hemangiomas: Tumores benignos dos vasos sanguíneos.

- Hibernomas: Tumores benignos do tecido adiposo.

- Lipomas: Tumores benignos muito frequentes do tecido adiposo.

- PEComa:  É uma família de tumores formados por células anormais denominadas células epiteliais perivasculares. Embora a maioria destes tumores seja benigna, alguns PEComas são malignos. Os PEComas mais frequentes são o angiomiolipoma e a linfangioleiomiomatose. O angiomiolipoma é um tumor benigno que afeta os rins. A linfangioleiomiomatose é uma doença na qual as células tumorais crescem para dentro do tecido pulmonar e interferem com a função respiratória, afetando mais frequentemente mulheres.

- Rabdomiomas: Tumores benignos do músculo esquelético e do coração.

- Schwannomas: Tumores benignos que se desenvolvem a partir das células que revestem os nervos.

- Tumor tenossinovial de células gigantes: Também denominado tenossinovite nodular, um tumor benigno do tecido articular.

- Elastofibromas: Tumor benigno do tecido fibroso.

- Fibromas: Tumor benigno de tecido fibroso.

 - Histiocitoma fibroso: Tumor benigno de tecido fibroso.

Faça seu pré-agendamento aqui