Quais exames podem ser realizados para diagnosticar sarcoma de partes moles?

por Oncocentro Curitiba

Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença.

Veja a seguir quais são eles:

- Raios X: O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação. A radiografia de tórax é utilizada para diagnosticar a presença de alguma imagem suspeita de tumor em algum dos pulmões.

- Tomografia computadorizada: A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. A tomografia é importante no estadiamento da doença, pois ajuda a diagnosticar sua extensão e sua disseminação para outros órgãos, como pulmões, fígado ou outros órgãos. Muitas vezes, a tomografia computadorizada é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer.

- Ressonância magnética: A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor, bem como a presença de metástases. A ressonância magnética é útil para delinear um tumor ósseo. Essa técnica é particularmente útil para visualizar o cérebro, a medula espinhal e os tecidos moles ao redor do tumor, incluindo vasos sanguíneos e nervos próximos.

- Ultrassom: Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem.  Este exame pode ser realizado antes de uma biópsia para ver se o nódulo é um cisto, o que significa que contém líquido e é provavelmente benigno, ou se é sólido e possivelmente um tumor maligno.

- Tomografia por emissão de pósitrons: A tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) mede variações nos processos bioquímicos, quando alterados por uma doença, e que ocorrem antes que os sinais visíveis da mesma estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O PET scan é uma combinação de medicina nuclear e análise bioquímica, ele permite diagnosticar se a doença está disseminada. Embora esse exame não seja utilizado com frequência para sarcoma de partes moles, pode ser útil em alguns casos.

Faça seu pré-agendamento aqui