Tipos de Hérnia

por Oncocentro Curitiba

Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo.

Na presença de sintomas de hérnia, como inchaço, saliência e dor na região, é importante que o médico seja consultado e o tratamento iniciado, o que normalmente envolve a realização de cirurgia para corrigir a hérnia.

Veja a seguir quais são os tipos de hérnia que variam de acordo com a causa e o local do corpo em que aparecem:

- Hérnia inguinal: A hérnia inguinal é uma saliência que aparece na virilha e ocorre quando se tem uma abertura nos músculos abdominais fazendo com que uma parte do intestino ou de outro órgão do abdômen consiga sair por essa abertura. Este tipo de hérnia geralmente não causa dor, mas pode ser observado como um pequeno inchaço na região, que pode estar sempre presente ou aparecer quando se faz esforços. A hérnia inguinal pode acontecer em homens e mulheres, mas nos homens a hérnia pode afetar também o escroto, causando dor ou dificuldade para andar, por exemplo.

- Hérnia de disco: A hérnia de disco afeta a coluna e ocorre nos discos intervertebrais, que funcionam como amortecedores entre as vértebras da coluna, sendo mais comum em idosos por um processo natural de envelhecimento ou por obesidade, carregar peso em excesso ou por enfraquecimento dos músculos do abdômen e das costas que dão suporte à coluna. Os sintomas da hérnia de disco geralmente aparecem quando a hérnia se localiza na região lombar e incluem dor, formigamento ou dormência das pernas, pela compressão dos nervos que ficam próximos da vértebra.

- Hérnia de hiato: A hérnia de hiato, também chamada de hérnia diafragmática, acontece quando uma parte do estômago consegue passar pelo hiato, que é um orifício presente no músculo diafragma responsável por separar o tórax do abdômen. Quando acontece a hérnia, uma parte do estômago acaba por subir pelo hiato e fica localizada no tórax, gerando sintomas semelhantes aos do refluxo, como sensação de queimação no estômago, arrotos ou refluxo dos ácidos do estômago que podem provocar tosse e enjoo.

- Hérnia umbilical: A hérnia umbilical é a passagem de uma parte do intestino através dos músculos do abdômen, o que normalmente provoca um estufamento na região do umbigo. Esse tipo de hérnia é mais comum em bebês ou crianças e geralmente não precisa de tratamento específico.

- Hérnia femoral: A hérnia femoral acontece quando uma parte do intestino consegue passar através dos músculos do abdômen, na região do canal femoral, e causa uma saliência na coxa ou na virilha. Além disso, a hérnia femoral pode causar sintomas de dor abdominal, náusea, vômitos ou cólicas intestinais, por exemplo.

- Hérnia muscular: A hérnia muscular pode surgir em qualquer músculo do corpo, mas são mais comuns nas pernas, na região entre os joelhos e o tornozelo. Este tipo de hérnia é mais comum em adolescentes e jovens que praticam atividades físicas intensas.

- Hérnia incisional: A hérnia incisional pode acontecer na cicatriz de uma cirurgia abdominal, meses ou anos após a cirurgia, e geralmente não causa sintoma, apenas um pequeno inchaço ou nódulo na cicatriz. No entanto, com o passar do tempo a hérnia incisional pode aumentar, causando dor no local. Nestes casos, pode ser indicada cirurgia.

Faça seu pré-agendamento aqui